Fenômeno Maré Vermelha
Causado pelo aumento excessivo de certas algas, principalmente de dinoflageladas, provocando um desiquilíbrio ecológico, onde a água adquire a coloração vermelha.
Provocada por alterações na salinidade, aumento da temperatura da água do mar ou pelo excesso de sais minerais, originados do despejo doméstico ou trazidos por correntes marinhas e que sustentam uma população maior de dinoflagelados.
Esse fenômeno acaba quando essas condições deixam de existir, o que pode ocorrer, por exemplo, com a formação de ventos que dispersam as algas e diminuem a temperatura da água.
O aumento da população é seguido de morte em grande escala das algas. Dependendo da espécie, são liberadas substâncias tóxicas que envenenam e matam milhares de seres aquáticos.
A ingestão de peixes e moluscos contaminados também pode envenenar o ser humanos no, que apresenta, então diarreia e problemas respiratórios e cardiovasculares. Se a quantidade de toxinas ingeridas for muito alta, a pessoa pode morrer. Sendo assim, é preciso que a população seja alertada e que a área seja interditada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário