Reino Plantae
As plantas são consideradas o primeiro elo da Cadeia alimentar, sustentando até hoje toda a vida na Terra, pois são a base da cadeia alimentar para os mínimos organismos como fungos, bactérias. Não podemos esquecer que num mundo cada vez mais industrializado e dominado pelo capitalismo as plantas são de importância vital para o equilíbrio da quantidade de gás carbônico (CO2) na nossa atmosfera.
Existem plantas terrestres e aquáticas. As terrestres vivem fixas no substrato; as aquáticas flutuam ou vivem submersas na coluna de água, aderidas ou não a um substrato.
As células das plantas apresentam-se revestidas por parede celular. A parede celular é um reforço de celulose externo à membrana plasmática e permeável à água. Sua função é aumentar a resistência mecânica e garantir formato mais constante à célula.
Todas as plantas contêm cloroplastos com clorofilas a e b. Outros pigmentos, como o caroteno, também podem estar presentes.
Características
seres pluricelulares e eucariontes, ou seja, que possuem núcleo celular definido.
São autótrofos, capazes de produzir seu próprio alimento através de processos como a fotossíntese,
Algumas plantas são incapazes de produzir alimento para si próprias, e é a este tipo de vegetal que damos o nome de parasita (elas se agregam a outras estruturas de seres vivos para que possam sobreviver com os nutrientes necessários).
Os vegetais possuem celulose em sua parede celular, além de cloroplastos e ventrículos no interior das células.
Classificação
- Fanerógamas: Aquelas que possuem flores e uma estrutura reprodutora visível .
- Criptógamas: Estrutura reprodutora não se encontra visível e não possui flores ou sementes.
- Podemos classificá-las de acordo com a presença ou não dos vasos condutores de água e sais minerais e de matéria orgânica. como vasculares e avasculares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário