Reino Protista
Protozoários e algas
Características gerais
Protozoário é uma palavra de origem grega que significa "animal primitivo". Eles receberam esse nome porque, no passado, alguns deles, ao serem estudados, foram confundidos com animais.
Podem viver isolados ou formar colônias, ter vida livre ou associar-se a outros organismos, e habitam os mais variados tipos de ambiente. Algumas espécies são parasitas de seres diversos, até mesmo do ser humano.
Tipos de locomoção dos protozoários
- Sarcodíneos ou Rizópodes - são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés". As amebas são um exemplo de sarcodíneo.
Imagem de uma ameba em microscópio eletrônico.
- Flagelados - são os que "nadam" com auxílio de flagelos (longos filamentos que vibram e permitem a locomoção). Um exemplo de flagelado é a giardia.
Protozoários flagelados do gênero Leishmania causam a leishmaníase, doença que afeta 12 milhões de pessoas no mundo
- Ciliados - são seres que utilizam cílios (pequenos filamentos ao longo do corpo) na locomoção, como o paramécio.
Ilustração (a esquerda) e microscopia eletrônica (a direita) de um paramécio.
Células vermelhas do sangue infectados com o Plasmodium falciparum, causador da malária (nas setas).
Para um organismo que não tem estruturas de locomoção para capturar alimento, o parasitismo é uma adaptação importante, pois lhe permite sobreviver retirando do ser parasitado os nutrientes de que necessita.
Reprodução dos protozoários
Observe, no esquema abaixo, a reprodução assexuada de um paramécio:Ilustração (a esquerda) e microscopia eletrônica (a direita) de um paramécio.
Um paramécio dividindo-se em dois, reprodução assexuada por cissiparidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário